Wednesday, April 18, 2007

Sempre posso começar a gostar de F1 !!












My name is Hamilton...Lewis Hamilton

É o primeiro negro na Fórmula 1.
Aos 22 anos, Lewis Hamilton tornou-se o novo ícone do desporto britânico.
A 1 de Dezembro de 1963, o norte-americano Wendell Scott cortou a meta em primeiro lugar numa corrida de carros em Jacksonville (EUA), mas o director da prova não levantou a bandeira de xadrez, em honra do vencedor. Apenas o fez quando passou o segundo classificado. Tudo porque Scott era negro. E o troféu só lhe foi entregue quando os espectadores já tinham abandonado o circuito. Hoje, 43 anos depois, o britânico Lewis Hamilton é o primeiro piloto negro da história da Fórmula 1. A barreira racial não foi a única que Hamilton quebrou. O jovem britânico, de 22 anos, é o melhor estreante (rookie) de sempre, com três presenças no pódio nas primeiras três corridas da temporada. Ainda não ganhou um Grande Prémio, mas todos dizem que, mais cedo ou mais tarde, o vai conseguir. E é um candidato ao título deste ano, ao lado de Fernando Alonso, Felipe Massa e Kimi Raikkonen. Não surpreende, por isso, que o piloto da McLaren seja já visto como o novo fenómeno da Fórmula 1, a ponto de se falar pouco, muito pouco, sobre Michael Schumacher, o heptacampeão mundial que se retirou no final de 2006.
"Penso na minha cor como algo positivo e
espero que no futuro possa abrir as portas a outras culturas"
Ainda vive com o pai, a madrasta, Linda, e o irmão, Nicholas, sete anos mais novo e que sofre de paralisia cerebral. Nicholas é uma das fontes de inspiração do homem do momento na Fórmula 1.
"Tê-lo como irmão tem uma grande influência na maneira como penso.
Ele é muito optimista e nunca se queixa"
"Sempre que tenho problemas penso nele."
Talentoso, bem-falante e bem-parecido, Hamilton abre novos mercados. E nem Bernie Ecclestone, patrão da Fórmula 1, esconde a alegria pela ascensão da nova estrela. "Ele é jovem, bonito e fala com as pessoas. Está a vender bem o negócio", disse ao The Observer.
E ser campeão significa também ser o primeiro negro campeão.
Será mais uma barreira quebrada no desporto mundial...


No comments: