Saturday, January 06, 2007

DEIXAR DE FUMAR É FÁCIL...eu própria já deixei muitas vezes!!



Hoje faz precisamente 15 dias que deixei de fumar(prefiro dizê-lo em dias, sempre parece mais que dizer 2 semanas). Sim, eu sei que ainda estou na fase primária de contagem dos dias. Um atrás do outro... Orgulhosa por ter conseguido riscar mais um quadrado no calendário, receosa por ter uma recaída, irritada com o mundo. Agora parece que as mãos me sobram. Falta-me a companhia do fumo, a postura que implica segurar um cigarro entre os dedos, a confiança que me transmitia...
Se vocês são fumadores sabem exactamente do que estou a falar. Só nós - os inconscientes - sabemos equilatar o prazer que retiramos de um acto ridículo como o de levar um pequeno rolo de substãncias tóxicas à boca e aos pulmões. Um atrás do outro...Como os dias que vou contando já sem fumar.

Num exercício titânico de vontade.

Mas este estado frenético em que me encontro não é novidade. O desejo de parar com o vício é recorrente em mim. Quando calha - ou depois de um dia mais agitado, durante o qual dei conta de um ou dois maços extra - decido parar. Intoxicada, sem fôlego, juro a pés juntos que jamais voltarei a pegar no tabaco. Dedico leitura atenta a tudo o que é aviso contra os malefícios do vício, consulto sítios na internet com os mais variados conselhos e métodos (infalíveis dizem eles!) para deixar de fumar, assumo postura voluntariosa e passo à fase em que doutrino toda a gente sobre quão nefasto é o acto de fumar. Mas é a mim própria que tento convencer. Sou eu quem está contantemente no limiar da tentação. Porque é tão fácil ter uma recaída e, tempos depois, voltar a parar. Como dizia o existencialista francês Jean-Paul Sartre "deixar de fumar é fácil, eu próprio já deixei muitas vezes".

Desta vez, arranjei um truque. Quando me sinto fraquejar, penso na tosse, na expectoração, na sensação de cansaço...

Torçam por mim...

No comments: